INFOGRÁFICO

8 Motivos para Realizar Pesquisas de Clima Organizacional

O que você entende por clima organizacional?


Muitas vezes os conceitos de Cultura Organizacional, Clima Organizacional e Satisfação são confundidos.


A Cultura Organizacional envolve aquilo que há por de trás do que vemos na organização. São seus pressupostos mais básicos, as suposições que guiam as estratégias e o comportamento organizacional. Ela é como a Personalidade da organização, nós não a vemos, mas está sempre lá, influenciando seus membros.


O Clima Organizacional é algo mais superficial, são as percepções que os colaboradores têm sobre o que existe ou que não existe na empresa.


“[...]diz respeito ao que as pessoas acham que existe e que está acontecendo no ambiente da organização em determinado momento, sendo, portanto, a caracterização da imagem que essas pessoas têm dos principais aspectos ou traços vigentes na organização. Talvez seja esse o maior desafio em relação ao conceito de Clima Organizacional: só pode ser compreendido em termos das percepções das pessoas que fazem parte da organização(Coda, 1998, p. 6).


O Clima é uma percepção descritiva, não um julgamento sobre o que existe. A avaliação sobre o que existe (bom ou ruim, por exemplo) envolve outro fenômeno, que é a Satisfação.


Mas por que medir a percepção dos colaboradores sobre a empresa? Qual a importância da pesquisa de clima organizacional?


Baixe o infográfico e conheça 8 motivos para realizar pesquisa de clima organizacional na sua empresa!

Preencha o formulário abaixo e receba o material!