Benchmarking

sobre Engajamento

Os impactos da pandemia no cenário organizacional

Os dados a seguir são extraídos da plataforma Pulses, revelando as últimas descobertas sobre engajamento dos colaboradores.

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Demografia da Pesquisa Contínua

Jan/2020 a Set/2021

Período de pesquisa

Dados semanais


249.496 colaboradores

898 empresas


Sexo

Porte

ENTENDA A PESQUISA CONTÍNUA Semanalmente a Pulses envia um pulso via e-mail, SMS ou aplicativo, contendo entre 8 e 12 perguntas sobre as dimensões presentes no instrumento, fatores explicativos, além de eNPS, NPS e Engajamento.

Engajamento dos colaboradores

ENTENDA O CÁLCULO DO ÍNDICE DE ENGAJAMENTO

Ele é calculado para cada colaborador, com base na média aritmética de suas respostas. Para determinar a que grupo cada funcionário pertence, usamos uma classificação, com base no resultado da média das respostas às 6 perguntas. 

  • Média entre 1,0 e 2,0: Desengajados
  • Média entre 2,1 e 3,5: Neutros
  • Média entre 3,6 e 4,5: Engajados
  • Média entre 4,6 e 6,0: Altamente Engajados

Comparativo engajamento por Cargo

Comparativo engajamento por Segmento

NPS

ENTENDA O NPS (Net Promoter Score)

O NPS é uma métrica criada por Fred Reichheld, cuja aplicação original é medir a satisfação dos clientes através de uma única e simples pergunta: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria a [Empresa] para um amigo ou colega?” A Pulses inspirou-se no NPS para criar sua própria versão da pergunta para os colaboradores, focando na recomendação interna sobre os produtos e serviços da empresa.

eNPS

ENTENDA O eNPS (Employee Net Promoter Score)

o eNPS tem como objetivo classificar se a empresa é um bom lugar para se trabalhar. É uma inspiração do NPS, que usa o mesmo método de cálculo para avaliar o quanto os colaboradores recomendam a empresa para se trabalhar. 

Com base nas respostas, tanto no NPS quanto no e-NPS, os colaboradores são classificados em três grupos:

Score Pulses

ENTENDA O SCORE PULSES

Na pesquisa que deu origem à metodologia Pulses foram levantadas as dimensões e fatores que impactam no clima e engajamento das equipes. Desta forma, a Pulses chegou a 12 dimensões para serem acompanhadas na empresa, que são aprofundadas em 39 fatores.


O Score Pulses é uma medida agregada das respostas aos 39 fatores que compõe o instrumento Pulses.


As respostas ao instrumento possuem escala de 1 a 10,

com sensibilidade de 100 níveis, sendo tratada como uma variável contínua.

Dimensões que mais impactam no engajamento dos colaboradores

As dimensões apresentadas no gráfico acima são reconhecidas na literatura nacional e internacional como preditoras do engajamento, ou seja, aspectos que impulsionam ou impactam nos níveis de engajamento dos colaboradores. Isto significa que ao reconhecer estes antecedentes pode-se elaborar intervenções capazes de alterar o cenário e, por consequência melhorar o ambiente de trabalho e os resultados organizacionais.


A análise destes dados favorece a definição de planos de ação que visem fortalecer ainda mais os vínculos dos colaboradores com a organização, neste caso específico, nas dimensões que apresentam maior impacto, como Justiça, Inovação, Estrutura e Carreira.

Saiba mais sobre as dimensões Pulses


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